A Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina (Rede Profis) - CNPJ 07.074.175/0001-92, foi constituída em 16 de julho de 2004, a partir do projeto: “Criação e implementação de uma rede nacional de cooperação e intercâmbio técnico científico entre associações de portadores de lesões lábio palatais no Brasil”, (Processo FAPESP 2001/12921-6) com o objetivo de congregar as associações em uma rede nacional.
A pesquisa foi coordenada pela Assistente Social Dra. Maria Inês Gândara Graciano com a participação da equipe técnica do Serviço Social do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC – USP) e da Sociedade de Promoção do Fissurado Labiopalatal de Bauru/SP (Profis Bauru) cujo resultado demonstrou o interesse e a viabilidade da Rede.
A primeira Associação de Pais e Pacientes foi criada em 1975 (Profis Bauru) servindo de referência para as demais. Em 2004, na época da fundação da Rede Profis, existiam cerca de 43 associações de pais e pessoas com fissura labiopalatina no País, fato que impulsionou a criação desta Rede.