Rede Profis

Artigos

Construindo espaços:a história das associações de pais e portadores de lesões lábio-palatais e a constribuição do Serviço Social.

   O estudo tem como objetivo conhecer a história e a organização de associações de pais e portadores de lesões lábio-palatais no país e a contribuição do Serviço Social no fortalecimento desse processo de participação, com vistas à descentralização dos serviços do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP).

     A organização desse segmento da sociedade civil vem construindo diferentes espaços de luta e tem como eixo central a questão da solidariedade em função de um problema comum – as lesões lábio-palatais. A partir da contextualização dos municípios em que se situam as associações, aprofundamos a análise enfocando a sua origem, os significados atribuídos à associação, participação e solidariedade; os recursos humanos, materiais e institucionais; a organização e estrutura de funcionamento; serviços prestados; processo eleitoral e mobilização dos associados; assessoria às associações; desafios e propostas.

     Essas associações constituem-se em um dos programas do Serviço Social do HRAC-USP, situado em Bauru-SP, considerado como de referência nacional e internacional na área da saúde/reabilitação das lesões lábio-palatais. Esse processo de organização social é um exemplo de luta pela conquista de direitos garantidos pela Constituição, numa sociedade em fase de construção da democracia.

 

Acesse o texto:    CONSTRUINDO ESPAÇOS: A HISTÓRIA DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E PORTADORES DE LESÕES LÁBIO-PALATAIS E A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL  - Pagina 45 -68

Rede Profis - Rua Silvio Marchione, 3-20 - Bauru/SP - Fone: (14) 3235-5699