Rede Profis

Noticias

Fiquem ligados!!! Informe da Deputada Mara Gabrilli

Hoje, às 14h30m, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizará uma audiência para debater a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, a CIF.

Diferente da CID (Classificação Internacional de Doença), a CIF leva em consideração não só a funcionalidade da pessoa, mas o contexto ao qual ela está inserida. Ou seja, a deficiência deixa de ser um atributo da pessoa e passa a ser o resultado da falta de acessibilidade que a sociedade e o Estado oferecem. Essa mudança de olhar é muito importante pois faz toda a diferença, inclusive na aplicabilidade da Lei de Cotas.

"Trabalhamos muito para que a CIF fosse incorporada à Lei Brasileira de Inclusão, projeto que relatei na Câmara e que entra em vigor em janeiro de 2016. Agora, temos à frente o desafio de colocar essa ferramenta na prática."

Descrição da imagem para cego ver: Arte em formato quadrado. Ao fundo na imagem foto de um auditório repleto de pessoas sentadas. Sobre a foto os dizeres em branco: Audiência Pública sobre a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade. Abaixo dentro de círculos os ícones da deficiência física, do idoso da deficiência visual, auditiva e intelectual.

https://www.facebook.com/Rede-Profis-185165161642624/timeline/

Rede Profis - Rua Silvio Marchione, 3-20 - Bauru/SP - Fone: (14) 3235-5699