Rede Profis

Textos

A efetividade juridica das normas de inclusão das pessoas com fissura labiopalatina no mercado de trabalho

         Este trabalho tem como objetivo: investigar o percentual de pessoas com fissura labiopalatina inseridas ou não no mercado de trabalho e identificar as dificuldades vivenciadas nesse processo.

         É um estudo descritivo em 519 pacientes do Centrinho/Bauru entre 18 e 35 anos, com fissuras labiopalatina. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um formulário de entrevista cotendo 30 questões. 

          Como Conclusão: Com base nos achados do presente estudo conclui-se que indivíduos com fissura labiopalatina não estão sendo devidamente contemplados com a reserva de cotas no mercado de trabalho destinado às pessoas com deficiência, uma vez que dos 223 indivíduos que relataram trabalhar no mercado formal, apenas 37 conseguiram pelo sistema de cotas. Ficou também evidenciado que o HRAC/USP tem contribuído para ingresso no mercado de trabalho destes indivíduos, por meio e ações que visam conscientizar os setores públicos e privados de que a fissura labiopalatina também é uma deficiência, assim como as demais categorias que são contempladas pelas Leis nº 8.112/90 e nº 8.213/91.

Leia a tese completa

Rede Profis - Rua Silvio Marchione, 3-20 - Bauru/SP - Fone: (14) 3235-5699